Paella

em
Pituzinhos básicos...

Então, da temporada em Macapá trouxe pitu!!! Pra quem nunca viu, pitu é um camarão enooooorme com pinças parecidas com as da lagosta.

Próxima aquisição paelleira!

Depois de muito pensar, mentira. Confesso que fui influenciada pela passagem de Antonio Banderas no Mais você (até fiquei vermelha com a confissão)….mas enfim, hoje é dia de Paella!

Caldo:

10 unidades de pitu

Água (quanto baste)

1 cebola

4 dentes de alho

Salsinha e cebolinha

Sal e pimenta do reino

Em uma panela bem grande coloque os pitus lavados, a cebola cortada em quatro e os demais ingredientes, deixe ferver por 20 minutos. Dizem que se deixar mais de 20 minutos esse caldo começa a ficar amargo, pelo menos é assim com peixe então prefiro não arriscar com frutos do mar. Aí reserve esse caldo, aproximadamente 1lt. Complete a panela com água se precisar e continue cozinhando o pitu, mais uns 20minutos.

Esse caldo vai ser usado no arroz da paella.

Paella:

½ kg de peito de frango

½ kg de filet mignon

2 pimentões verdes

2 pimentões vermelhos

1 tomate

1 cebola

Salsinha

Açafrão

Sal, pimenta do reino e alho (fresco! Nada de tempero pronto por favor!)

2 xic de arroz arbóreo

Pegue a salsinha picada, o alho, e o açafrão e misture tudo em um pilão, macere um pouco para tirar o máximo de sumo. Reserve.

Na paelleira (que eu não tenho por isso usei minha linda wok e aí a atenção no tamanho da chama tem que ser redobrado porque senão já era!) aqueça um fio de azeite, coloque o filet (já temperado). Mas tem que estar bem quente mesmo, senão da água e a carne endurece. Doure, coloque o peito de frango. Conforme for dourando vá puxando os alimentos para a beirada da panela, por isso elas têm essas formas estranhas. Acrescente os legumes no centro, deixar cozinhar um pouco. Por fim, coloque o arroz, deixe “torrar”. Na hora que começar a grudar na panela, aí pode colocar o caldo de camarão. Coloque umas 6 xícaras do caldo de camarão reservado e a mistura de açafrão, salsinha e sal.  Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Apague o fogo. Acrescente os camarões e umas rodelas de pimentões, cubra a panela com papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos. Aí é só servir!!!

Ressaca de comida garantida! ; )

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s